Skip to main content

11º Festival De Cinema Universitário De Alagoas


O Festival de Cinema Universitário de Alagoas teve sua primeira edição em 2011 e, desde então, é uma importante janela de divulgação de obras produzidas nas Instituições de Ensino Superior e Escolas Técnicas de Cinema de todo o Brasil. O evento é voltado aos produtores e realizadores vinculados à academia, sejam estudantes, técnicos-administrativos ou professores. Além da mostra competitiva da produção audiovisual de instituições acadêmicas, o Festival engloba a Mostra Não Competitiva de Cinema Infantil, para crianças da rede pública de ensino de Penedo, e uma retrospectiva da Mostra Sururu de Cinema Alagoano.

Curadoria

Felipe Guimarães

Maysa Reis

Raquel do Monte



Filmes do 11º Festival De Cinema Universitário De Alagoas

  • AZUL PISCINA

    Tiago nutre paixões estranhas em meio à sua existência monótona e solitária. Um dia, ele encontra o verdadeiro amor dentro de uma caixa com estampas florais. Mas esse amor pode ser correspondido?

    FICÇÃO, DIGITAL, COR, 15MIN, RJ

    Classificação : 16

    Direção : Pedro Fagim

  • ELOS DA MATRIARCA

    Luzinete mora na periferia do Recife. Viúva desde muito jovem, criou sozinha 12 filhos. Depois de ainda mais desafios, como a perda do filho mais velho, a matriarca encara a vida com alegria e bom humor. Além dos arquivos de 1995 e 2005, novas filmagens de 2020 completam Bonds of the Matriarch. Com a pandemia, Luzinete e a amiga Ana desprezam os riscos. A infecção inimaginável chega e tudo muda.

    DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, COR, 19MIN53, PE, 2021

    Classificação : Livre

    Direção : Thor de Moraes Neukranz

  • GRAND CANYON

    Aurélio mora sozinho em Belo Horizonte. Em meio às suas deambulações pelo centro da cidade, a sua história, pensamentos e desejos transparecem a cada passo, da Avenida Afonso Penna ao espaço sideral.

    ANIMAÇÃO, DIGITAL, COR/P&B, 12MIN18, MG, 2020

    Classificação : Livre

    Direção : Pedro Estrada

  • MIADO

    Em uma casa de repouso vive Nick, um gato conhecido por prever a morte de idosos toda vez que se deita na frente da porta de seus quartos. Uma noite, ele está dormindo em frente à porta de Dona Socorro (uma charmosa senhora de 94 anos). Quando Dona Socorro aparece bem viva no dia seguinte, Nick, confuso, se questiona: como é que ele errou? Indignado, ele decide corrigir seu erro e começa a missão - matar a velha senhora.

    ANIMAÇÃO, DIGITAL, COR, 8MIN27, SP, 2021

    Classificação : Livre

    Direção : Victória Silvestre

  • O ANDAR DE CIMA

    Quando ocorre um acidente fatal dentro de um prédio residencial de classe média em São Paulo, o locador do prédio é obrigado a encontrar o culpado para lidar com os conflitos crescentes entre os moradores do prédio. Com o aumento das tensões, os preconceitos de um país desigual mostram sua verdadeira face.

    FICÇÃO, DIGITAL, COR, 22MIN54, SP, 2021

    Classificação : 12

    Direção : Tomás Fernandes da Silva

  • PRAIA DOS TEMPOS

    Numa praia onde as temporalidades se cruzam, Virna vive uma viagem de memórias fragmentadas, partilhas e reconciliações consigo mesma.

    EXPERIMENTAL, DIGITAL, COR, 10MIN40, BA, 2021

    Classificação : Livre

    Direção : Luan Santos

  • QUARTA: DIA DE JOGO

    A quarta-feira no Rio de Janeiro é diferente dos outros dias da semana por causa do jogo de futebol à noite. “Quarta-feira” mostra a rotina de alguns trabalhadores do dia a dia através da programação da rádio “Bafo de Onça”. Mas, como nem tudo é futebol, algumas pessoas optam por dançar "música cafona” na feira de São Cristóvão no final da jornada de trabalho.

    DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, COR, 15MIN, RJ, 2020

    Classificação : Livre

    Direção : Clara Henriques e Luiza França

  • QUARENTENA PRA QUEM?

    Quando a quarentena foi decretada no estado de São Paulo a partir da covid-19, alguns trabalhadores passaram a ficar em casa, mas muitos outros não tiveram essa opção. O documentário traz a visão de três trabalhadores que não pararam de trabalhar durante uma pandemia.

    DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, COR, 22MIN, SP, 2020

    Classificação : 10

    Direção : Isabella Vilela e Laís Maciel

  • RECONEXÕES

    Diante do caos do antropoceno, a ansiedade e a sensação de impotência recheiam os dias. Inspira, expira. O refúgio está nos sonhos, onde a utopia existe nos mergulhos interiores mais profundos. Um oceano de saudades. Reconexões são essenciais e involuntárias como forma de sobrevivência.

    EXPERIMENTAL, DIGITAL, COR, 3MIN49, SE, 2021

    Classificação : Livre

    Direção : Carolina Timoteo

  • RUA HUMBERTO LOPES: A RACHADURA DE UMA COMUNIDADE

    Duas mulheres que moravam na rua Humberto Lopes, na cidade de Flexeiras, no estado de Alagoas, Brasil, expressaram a sensação de terem que deixar suas casas às pressas devido às recorrentes enchentes que assolam a região.

    DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, COR, 7MIN39, AL, 2021

    Classificação : Livre

    Direção : Mark Nascimento

  • UM CERTO MAL-ESTAR

    Um homem toma café da manhã durante a pandemia de COVID-19.

    EXPERIMENTAL, DIGITAL, COR, 8MIN, PE, 2021

    Classificação : Livre

    Direção : Tiago Carvalho Calmon de Almeida

  • 1325 QUILÔMETROS 227 DIAS

    Vítor e Gustavo decidiram em janeiro de 2020 manter uma relação à distância. A ideia era nos encontrarmos novamente a cada poucos meses. Até COVID os parar. Essa é a história de como superaram a distância e o tempo com tanto amor e, principalmente, mensagens de voz no WhatsApp.

    ANIMAÇÃO, DIGITAL, COR, 5MIN6, RJ, 2021

    Classificação : 10

    Direção : Gustavo de Almeida e Vitor Texeira

  • OS DIAS DEPOIS

    Brasil, 2022. Luiza é uma veterinária cuja vida foi destruída depois que um vazamento de dados global expôs conteúdo privado de usuários das principais redes sociais. Uma reflexão sobre tecnologia, amizade e solidão.

    FICÇÃO, DIGITAL, COR, 18MIN19, RJ, 2021

    Classificação : 14

    Direção : Arthur Destez