Skip to main content

Abertura do 11º Circuito Penedo de Cinema homenageia Elinaldo Barros e Pedro da Rocha

O professor e crítico de cinema Elinaldo Barros e o cineasta Pedro da Rocha, figuras alagoanas que partiram este ano, foram celebrados na cerimônia, gerando comoção no público presente

Teve início, nesta segunda-feira (22), mais uma edição do Circuito Penedo de Cinema. O evento ocorre do dia 22 a 28 de novembro e resgata a homenagem ao centenário de Paulo Freire, trazendo como tema central o cinema e a educação como instrumentos para a garantia da liberdade. A dinâmica deste ano segue em um formato híbrido (presencial e on-line), respeitando as medidas de prevenção contra a covid-19.

A cerimônia de abertura contou com uma solenidade inaugural que homenageou Elinaldo Barros, jornalista e crítico de cinema, o primeiro nome a receber honrarias na história do Festival de Cinema Universitário, realizado desde 2011 pelo Circuito Penedo, e Pedro da Rocha, um dos primeiros curadores do mesmo festival.

Crédito: Kamylla Rafael

O momento de homenagens foi realizado com a leitura de Rosana Dias, integrante do Alagoar, e pelo professor universitário e coordenador-geral do evento, Sérgio Onofre. “Se o evento chegou nesse patamar de consolidação foi porque figuras como essas pavimentaram a estrada do audiovisual alagoano”, destacou Sérgio Onofre.

Vera Rocha, esposa de Pedro da Rocha, esteve presente e se emocionou com o momento de homenagem. “Apesar da dor da perda, é muito especial estar aqui em mais um Circuito. A homenagem foi um momento de resgate dessa trajetória tão bonita”, destacou Vera.

Crédito: Kamylla Rafael

Também estiveram presentes, no palco da solenidade, Ricardo Alexandre Coimbra, representando o Sebrae em Alagoas; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira; o superintendente de apoio à produção cultural da Secretaria do Estado da Cultura de Alagoas, Nilton Muniz; a representante da Prefeitura de Penedo, Aline Costa; o secretário de Estado e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão; e o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo.

Na ocasião, o reitor da UFAL parabenizou os apoiadores do evento e todos que fazem parte da classe artística e cultural de Alagoas, destacando o Circuito Penedo de Cinema como uma oportunidade de reinventar desenvolvimento na região.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, também aproveitou o momento para destacar a importância da iniciativa. Em suas palavras, o CBHSF apoia o Circuito Penedo de Cinema por entender que “isso não é gasto ou patrocínio, mas investimento”. “Investir em cultura é investir no povo”, concluiu.

Após a solenidade inaugural, o público ainda pôde curtir a Mostra de Longa Metragem Nacional, finalizada com um bate-papo sobre o filme Ensaio Sobre O Fracasso, dirigido por Cristiano Burlan.

A programação do evento conta com mais de 80 filmes distribuídos no 14º Festival de Cinema Brasileiro, o 11º Festival de Cinema Universitário, o 8º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental e a 11ª Mostra de Cinema Infantil. Além disso, também são ofertadas oficinas, bate-papos e debates, apresentações culturais e a feira dos empreendedores. Clique aqui e confira a programação completa.