Circuito Penedo realiza testes RT-PCR em toda equipe de trabalho e convidados do evento
A ação aconteceu em parceira com a Ufal, coordenada pela vice-reitora Eliane Cavalcante
Diante do cenário de pandemia do Covid-19 a qual ainda estamos submetidos, situação que exige reconfigurar a realização de qualquer evento no formato presencial, o Circuito Penedo de Cinema manteve os protocolos de segurança da equipe e do público. E nesse contexto de dificuldades técnicas, sociais e pessoais, garantir a segurança da equipe, convidados e público tem relação direta com o presente para, enfim, preparar o futuro.
Na sexta (26) e sábado (27), realizamos testagem em toda a equipe de trabalho e convidados com o intuito de monitorar e atestar a biosegurança de todos os participantes do evento. A ação aconteceu em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, tendo a coordenação da vice-reitora e bióloga, Eliana Cavalcante, que também aplicou a testagem em toda a equipe.
“O primeiro passo para a gente vencer a pandemia é a testagem. Quando testamos conseguimos medir o número de propagação e como o vírus está se comportando. Além disso, essa ação demonstra a preocupação da Universidade tanto com a equipe que está organizando o evento quanto com os convidados do festival”, diz Cavalcante.
Foram coletadas cerca de 150 amostras, sem nenhum caso positivo para o vírus. A ação de RT-PCR, considerado o exame mais preciso no mundo, tem sido aplicada em outros eventos parceiros da Ufal, como a recente Expedição Científica do Rio São Francisco.
“Precisamos reforçar que a pandemia continua e com a perspectiva de uma quarta onda. Assim, devemos continuar nos protegendo para que todas e todos estejam seguros e seja possível passar por esse momento tão difícil”, ressalta a vice-reitora.