“Correndo atrás” encerra a programação de exibição de filmes do 11º Circuito Penedo de Cinema
Bate-papo sobre o longa contou com a presença do ator Francisco Gaspar
Encerrando a programação de exibição de filmes na tenda do Circuito Penedo de Cinema 2021, o longa “Correndo atrás”, foi reproduzido na noite deste último domingo (28), seguindo também de um bate-papo sobre a produção. A conversa contou com a presença do ator paraense Francisco Gaspar, que enfatizou a importância de mostrar novas perspectivas acerca daqueles que vivem em comunidades.
Tendo como diretor Jeferson De, responsável também pela direção do longa “Doutor Gama”, “Correndo atrás” coloca em evidência o protagonismo negro, onde a maior parte do elenco é construído por pessoas pretas, dentre elas estão nomes como Ailton Graça, Juliana Alves e Lázaro Ramos, além disso, o roteiro foi escrito em uma parceria do ator e humorista Hélio de La Penha e Jeferson De e se baseia no livro “ Vai na bola, Glandeson!” de La Penha.
Durante o debate, Gaspar contou que o filme é uma expressão do cotidiano, mostrando a luta pela sobrevivência, reproduzindo também a malandragem, característica marcante do personagem principal, interpretado por Ailton Graça.
Gaspar fala ainda que existem diversas maneiras de se contar uma história e chamou a atenção do público para o fato de que, mesmo o filme trazendo como cenário uma favela, no Rio de Janeiro, com pessoas pretas, não há – durante todo o longa – uma arma, isso foi pensado justamente para desconstruir a ideia pré-estabelecida de violência e evidenciar o cotidiano.
Ainda, já encerrando sua participação no debate, o ator descreveu um pouco sobre sua trajetória e deixou para aqueles que buscam seguir a carreira do teatro/cinema um conselho: “Estudem!”.
Confira o debate na íntegra aqui.