Júri Oficial
Alexandre Soares
Produtor audiovisual do agreste pernambucano atuando desde 2005 na formação, difusão e produção de obras de curtas, longas e produtos para tv. Suas produções integraram a programação de 100 festivais e mostras nacionais e internacionais, entre elas: Cannes, Biarritz, Busan, Havana, Mostra Tiradentes e Brasília. É curador e programador dos eventos Curta Taquary, Mostra Poesia na Tela e Criancine.
Cristiano Burlan
É diretor e roteirista de cinema e teatro e professor. Realizou Tetralogia em Preto e Branco: Sinfonia de um Homem Só (2012), Amador (2014), Hamlet (2014) e Fome (2015), premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Seu documentário Mataram Meu Irmão (2013) foi o vencedor do Festival É Tudo Verdade 2013 e, no mesmo ano, ganhou o prêmio do júri oficial e da crítica no 40º Festival Sesc de Melhores Filmes e o prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura.
Guilherme Demétrio
Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Ecologia Aplicada. Atualmente sou professor dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Engenharia de Pesca da UFAL – Penedo. Trabalhou com projetos de Ecologia Vegetal, tentando compreender as estratégias que as plantas utilizam para sobreviver e prosperar em seus ambientes.
Itamar Borges
Produtor cultural, presidente da da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas de Goiás, trabalha em festivais e mostras de cinema desde o ano de 2002. Curador, mediador de debates e júri de premiação de vários festivais de cinema pelo Brasil.
Mariana Ruggiero
Mariana Ruggiero é atriz, mineira, formada em teatro pelo CEFART, em Belo Horizonte, MG. Sua estreia no cinema é no longa-metragem Piedade (2021), do cineasta pernambucano, Claudio Assis, trabalho que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante na 13ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival, 2020. Ganhou também o prêmio de melhor atriz no 3º Festival Manuel Padeiro (Pelotas, RS) com o curta-metragem Sobre o resto dos dias, exibido pelo Canal Brasil, em 2011.
Taciana Kramer
Professora, pesquisadora e capoeirista, participa da Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental desde a sua 3ª edição. Investiga a Ecologia de Invertebrados, com especial interesse em como esses animais respondem às atividades humanas e que estratégias de conservação são possíveis para minimizar os danos aos ambientes aquáticos.
Bertrand de Souza
Professor Doutor do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da UFPB. Coordenador do Grupo de Estudos em Cinema e Audiovisual (Gecine). Realizador, dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem.
Mayana Neiva
É uma multiartista brasileira. Atriz, natural de Campina Grande, descobriu atuação durante um intercâmbio aos 15 anos. Estudou Teatro na Califórnia, posteriormente, mudou-se para São Paulo onde formou-se Letras pela Puc SP. Lá participou de dois grupos ícones da vanguarda teatral brasileira: Teatro Oficina e CPT dos lendários Zé Celso Martinês Correa e Antunes Filho. Integrou também o Grupo Transfugas, dirigido por Paulo Celestino dentro do Grupo de ocupação histórica da cidade de São Paulo, GRUPO XIX de Teatro. Dentro desses grupos, Mayana pode desenvolver o escrever, dirigir e atuar fundamentais pra desenvolver e exercitar uma voz artística.
Cláudio de Albuquerque
Ator e diretor de teatro e cinema. Estudou e tem como base a ELT – Escola Livre de Teatro de Santo André/SP e os laboratórios latino americanos do Colectivo Âmbar, do qual é integrante. Criador do Ateliê Casarão em Jundiaí/SP, local de referência e resistência cultural desde 2005. Diretor, roteirista e ator no curta “Carta aos dias que não me pertencem”, em parceria com Walter Albertin, ator e diretor de elenco no curta “A Vida é Essas Coisas” de Silvio Romão, e ator nos curtas “Anjos” de Gean Conjê e “Black Tie” de Guilherme Sai.