Skip to main content

Cerimônia de Encerramento do Circuito Penedo traz os premiados da edição

Seguindo o formato híbrido e diverso da programação, a solenidade contou com a presença de apoiadores e diretores dos filmes

A noite do último domingo (28) foi marcada pela cerimônia de encerramento do Circuito Penedo de Cinema que revelou os premiados das mostras competitivas. O momento aconteceu na Praça 12 de Abril e reuniu os apoiadores, que aproveitaram a oportunidade para fazer agradecimentos e colocar intenções para o evento de 2022.

A solenidade contou com a presença de Guilherme Lopes, representante da Prefeitura de Penedo; Tereza Machado, superintendente de Formação e Difusão da Secretaria de Cultura do Estado; Maciel Oliveira, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e Josealdo Tonholo, Reitor da Universidade Federal de Alagoas. Além disso, participaram também, virtualmente, os realizadores das mostras competitivas.

Destacando a importância do evento, os apoiadores falaram sobre o papel da Cultura como vetor de desenvolvimento social de Penedo, que é considerada uma cidade criativa e atrativa para diversos tipos de eventos. Tereza Machado dirigiu agradecimentos especiais ao coordenador do evento, Sérgio Onofre, que em suas palavras “não desiste e traz a cada ano um evento ainda maior e mais enriquecedor”.

A reabertura do Cine São Francisco, que ocorria simultaneamente na cidade, também foi comentada citando a resistência e o resgate da veia artística penedense. “Hoje encerramos esse evento tão importante, reabrimos o Cine São Francisco e em breve teremos uma escola de cinema em Penedo. Esse é um momento de resgate da Cultura que nunca deveríamos ter esquecido”, ressaltou Guilherme Lopes.

Na sequência, o curta-metragem “Carta Aberta Ao Velho Chico” – produzido pelos alunos do IFAL Penedo em uma das oficinas do Circuito foi exibido e aplaudido pelo público. O momento também rendeu uma homenagem a Wilson Berlarmino, estudante de Comunicação Social da UFAL que desenvolveu a identidade visual desta edição. 

Encerrando a cerimônia, os premiados das mostras competitivas do 11º Circuito Penedo de Cinema foram apresentados nas categorias Júri Popular e Júri Oficial, sendo a primeira categoria composta pelos votos dos internautas e a segunda pelos profissionais da área selecionados pelo Circuito. Confira:

8º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental

Categoria Júri Popular: O VAZIO QUE ATRAVESSA – DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, COR, 22MIN58, MG, 2021 – DIREÇÃO: FERNANDO MOREIRA

Categoria Júri Oficial: SERRADO – DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, COR, 13MIN17, GO, 2020 – DIREÇÃO: CEZAR FILHO

Menção Honrosa: TAPAJÓS: UMA BREVE HISTÓRIA DA TRANSFORMAÇÃO DE UM RIO – ANIMAÇÃO, DIGITAL, COR, 14MIN51, DF, 2021 – DIREÇÃO: ALAN SCHVARSBERG E CÍCERO FRAGA 

11º Festival de Cinema Universitário de Alagoas

Categoria Júri Popular: MIADO – ANIMAÇÃO, DIGITAL, COR, 8MIN27, SP, 2021 – DIREÇÃO: VICTÓRIA SILVESTRE

Categoria Júri Oficial: O ANDAR DE CIMA – FICÇÃO, DIGITAL, COR, 22MIN54, SP, 2021 – DIREÇÃO: TOMÁS FERNANDES DA SILVA

Menção Honrosa: QUARENTENA PRA QUEM? – DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, COR, 7MIN39, AL, 2021 – DIREÇÃO: MARK NASCIMENTO

14º Festival do Cinema Brasileiro

Categoria Júri Popular: AS VEZES QUE NÃO ESTOU LÁ – FICÇÃO, DIGITAL, COR, 25MIN, PE, 2020 – DIREÇÃO: DANDARA DE MORAIS

Categoria Júri Oficial: INABITÁVEL – FICÇÃO, DIGITAL, COR, 19MIN57, PE, 2020 – DIREÇÃO: MATHEUS FARIAS E ENOCK CARVALHOMenção Honrosa: A BELEZA DE ROSA – FICÇÃO, DIGITAL, COR, 20MIN, CE, 2020 – DIREÇÃO: NATAL PORTELA